CAU promove hoje Live que debaterá relação entre Arquitetura e Saúde
Mais do que nunca o futuro de nossas cidades constitui hoje uma das principais preocupações de boa parte dos brasileiros. A epidemia do Covid-19 escancarou as deficiências estruturais, sociais e ambientais dos centros urbanos, exigindo respostas novas e urgentes. Um desafio enorme para os atuais e os próximos gestores a serem escolhidos nas eleições do final do ano.
Com o objetivo de discutir esses desafios e colher subsídios para a elaboração de “Carta aos Candidatos nas Eleições Municipais de 2020”, o CAU/BR e seis entidades representativas dos profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo promoverão no mês de julho um ciclo de seis “lives” denominado “Novas Cidades 2021”. As entidades são o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), a FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), a ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), a AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), a ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagístas) e a FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo), componentes do CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas). A iniciativa conta com o apoio do UOL, maior portal da internet brasileira.
Os debates online serão realizados nos dias 9, 14, 16, 21 e 23 de julho, sempre a partir das 18h30, com duração de uma hora e meia. Na última “live”, dia 28, ocorrerá um balanço para a sintetização dos resultados e formulação dos encaminhamentos. A jornalista Cristina Serra fará as mediações. A transmissão ocorrerá pelas plataformas digitais do CAU/BR, das demais entidades e pelo portal UOL.
Acesse a matéria completa com a programação e currículo dos participantes clicando aqui.
O debate de hoje será norteado pelas seguintes diretrizes:
- Como a Arquitetura, o Urbanismo e o Paisagismo podem se afirmar como campos de enfrentamento à pandemia ?
- Como garantir as necessárias condições de saneamento ambiental e salubridade das moradias e dos assentamentos urbanos?
- Como as cidades deverão se reconfigurar para frear os contágios e evitar futuras pandemias? Como será a preparação a curto prazo para o retorno ao trabalho e para o fim do isolamento social?
- Como o estado e os cidadãos podem se preparar para as mudanças que ocorrerão a curto, médio e longo prazo?
- Como podemos contribuir para que as políticas públicas e os direitos constitucionais sejam garantidos a todos e todas?
- Qual o papel do arquiteto e urbanista na implementação das agendas urbanas e ambientais internacionais (Nova Agenda Urbana, Agenda 2030, Acordo de Paris, etc.)?
- Como estruturar as cidades a partir das políticas urbana, habitacional e da mobilidade urbana?
- Como planejar e executar a infraestrutura urbana de forma holística, integrando o saneamento básico às políticas públicas de saúde, planos de habitação, arborização, recursos hídricos e resíduos sólidos?
- Quais os entraves atuais dentro do cenário econômico, político e social brasileiro para a implementação de políticas ambientais e para a universalização do saneamento básico?
Acesse a matéria sobre a live de hoje clicando aqui.
Fonte: CAU/BR