Colégio de Inspetores incentiva debate sobre cidades inteligentes
No sábado (17/09), o Crea-SP realizou o primeiro Colégio Regional de Inspetores do ano. Em Piracicaba, o evento reuniu mais de 100 inspetores das Unidades de Gestão e Inspetoria (UGIs) da cidade e também de Araraquara e São Carlos. A ação incentivou o debate e a participação ativa dos presentes durante todo o encontro.
Com o tema “Cidades Humanas Eficientes Sustentáveis e Inteligentes”, os profissionais participaram de uma oficina ministrada pela geógrafa Grazielle Carvalho, CEO do Instituto Smart Citizen, startup que faz parte do pacto global pela Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) – do qual o Crea-SP também é signatário.
O objetivo foi capacitar os inspetores e incentivá-los a discutir, por meio de diversos indicadores, os principais desafios de seus municípios, bem como soluções que podem ser propostas. A ideia é fortalecer o papel da fiscalização e das atividades das Engenharias, Agronomia e Geociências na contribuição por cidades mais inteligentes.
“Para termos cidades mais sustentáveis, eficientes, humanas e inteligentes, precisamos contar com agentes de transformação. Por isso é extremamente importante que uma instituição como o Crea-SP esteja à frente dessa iniciativa, pois os inspetores são lideranças em suas regiões e podem conectar e propor ideias para os parlamentares, acelerando soluções”, comenta Grazielle Carvalho.
A proposta do Crea-SP é dar continuidade a esse trabalho nos próximos encontros do Colégio de Inspetores, que irão abranger as demais UGIs ainda neste ano. “A ideia é fazermos um diagnóstico de todo o estado de São Paulo, transformando o resultado dessas oficinas em um relatório que norteará ações do Conselho em parceria com parlamentares, associações e outras entidades”, explica Bruno Galvão, chefe de equipe de Transformação Digital no Crea-SP.
Acesse aqui a matéria completa.
Fonte: CREA-SP