Congresso movimenta Piracicaba
No sábado (16/07), Piracicaba sediou o quarto encontro da etapa regional do Congresso de Profissionais (CRP). Para estimular a discussão sobre o Sistema Confea/Crea e as Engenharias, Agronomia e Geociências, os profissionais expuseram ideias para a área tecnológica, firmadas em três eixos temáticos: atuação profissional, inovação tecnológica e infraestrutura. A partir do debate, os participantes puderam elaborar propostas, que trataram desde às possibilidades que o 5G trará para as atividades técnicas destas profissões, ao desenvolvimento de aplicativos para identificação de profissionais registrados no Crea-SP.
O objetivo é formular propostas e eleger representantes que as levarão para as próximas etapas do Congresso, a estadual e a nacional, em que todos os Creas se reúnem.
A Eng. Lígia Mackey, vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, explicou que os encontros do Congresso têm gerado muitas propostas, com destaque para o eixo de atuação profissional. “Ainda temos dois encontros regionais antes da etapa estadual. É interessante que os profissionais, antes dos eventos, já se inteirem da legislação e pensem em soluções que gostariam de propor, para que o momento do debate seja produtivo”, recomendou.
Dinâmica e propostas
Os participantes passaram por uma imersão nos objetivos e regras do Congresso e, depois, foram encaminhados para as salas de discussão. Das rodas de conversa, surgiram diversas propostas relacionadas aos três eixos, como a criação de uma ART única para todos os Estados; o desenvolvimento de um aplicativo para a sociedade buscar profissionais registrados no Crea-SP para a execução de serviços; a aproximação do Conselho e das instituições de ensino para valorização do Sistema e das profissões; a exploração da rede 5G no campo para impulsionar as atividades; entre outras.
Próximos passos
As propostas passam por uma análise da Comissão Organizadora Regional (COR) para as etapas estadual e nacional. “Ao chegar ao Confea, a evolução das propostas pode ser acompanhada por todos pelo site do CNP, garantindo transparência para o processo. Ainda que a sugestão não seja aprovada, ela é ouvida e entra na pauta de uma discussão nacional”, explicou o Eng. Alexander Ramos, coordenador da COR. “Este é o momento para transformar críticas em melhorias para o dia a dia de suas profissões, que impactam toda a sociedade”, finalizou.
Clique aqui e acesse a matéria completa.
Fonte: CREA/SP.