IAB lança 2ª etapa do Projeto URBAN 95 em três cidades do Nordeste

O Projeto IAB/URBAN 95 que é fruto de uma cooperação técnica entre a Fundação holandesa Bernard van Leer e o Instituto de Arquitetos do Brasil e (IAB) terá sua 2ª etapa com ações realizadas até 2024 nas cidades de Aracaju (SE), Sobral (CE) e Teresina (PI). O objetivo é assessorar os municípios na elaboração de políticas públicas e executar projetos de intervenção físico territorial voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos, facilitando o desenvolvimento de Bairros Amigáveis à Primeira Infância (BAPI).

Para isso, a rede de colaboradores do IAB presta Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo e desenvolve ações para apoiar os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas. Também está na pauta a capacitação de gestores públicos e técnicos, que recebem apoio para desenvolverem soluções que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.

“É preciso uma cidade inteira para educar uma criança. Uma cidade boa para as crianças será boa para todas as pessoas”, destaca Maria Elisa Baptista, presidente do IAB. Ela acredita que as intervenções propostas pelo projeto IAB/URBAN 95 promovem uma mudança de comportamento e um olhar mais gentil, ao ampliar os encontros e a vida coletiva. Melhoram o acesso e o uso dos serviços de que crianças, pais e cuidadores precisam, reduzindo ainda o estresse e despertando a curiosidade e a alegria.

Acesse aqui a matéria completa.

Fonte: CAU-BR

Saiba mais sobre o projeto URBAN 95.

Related Posts

Leave A Reply