Museu do Ipiranga reabre com projeto de restauro selecionado em concurso público

Inaugurado em 1895, o Museu do Ipiranga, edifício monumental projetado pelo arquiteto italiano Tommaso Gaudencio Bezzi para marcar o sítio onde o príncipe regente D. Pedro proferiu a famosa expressão “É tempo! Independência ou Morte”, declarando a emancipação do Brasil do reino português, foi reaberto ao público neste 7 de Setembro em comemoração ao Bicentenário da Independência.

O edifício esteve fechado por nove anos, para que fosse viabilizada e concebida uma das maiores obras de restauro realizadas no país, a revitalização e ampliação de um dos patrimônios tombados (nas três esferas governamentais) mais importantes do Brasil.

O projeto de revitalização esteve a cargo do escritório H+F Arquitetos, liderado pelos arquitetos Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú. O trabalho deles foi o vencedor Concurso Nacional de Arquitetura para o Restauro e Modernização do Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga promovido pela Universidade de São Paulo em 2017. (Veja mais abaixo os nomes dos demais participantes da equipe).

O museu reabre também com um novo um projeto expográfico coordenado pela Metrópole Arquitetos, sob responsabilidade das arquitetas Ana Paula Pontes e Anna Helena Villela.

O CAU Brasil cumprimenta os arquitetos e as arquitetas das equipes que projetaram as transformações e todos os profissionais e operários envolvidos na sua execução, inclusive o restauro do acervo, bem como a direção do museu e os órgãos de preservação que contribuíram na aprovação dos projetos.

Acesse aqui a matéria completa.

Fonte: CAU-BR.

Related Posts

Leave A Reply