Urbanismo sensorial
Urbanismo sensorial é uma forma de investigação de como a informação não visual define o caráter de uma cidade e afeta sua habitabilidade. Usando métodos que variam de trilhas sonoras e mapas de cheiros, wearables e realidade virtual, pesquisadores dessa área tem introduzido outros sentidos aos centros urbanos.
Segundo David Howes, pesquisador do Urbanismo Sensorial e autor do livro The Sensory Studies Manifesto, as pessoas se acostumaram a apenas olhar a cidade e esquecer de sentir o seu cheiro, sons e toque.
Howes está adotando uma abordagem etnográfica, usando observação e entrevistas para desenvolver um conjunto de melhores práticas para um bom design sensorial em espaços públicos. Outros pesquisadores estão adotando alta tecnologia, usando dispositivos vestíveis para rastrear dados biométricos, como a variabilidade da frequência cardíaca, como medidor de respostas emocionais a diferentes experiências sensoriais. O projeto GoGreenRoutes, financiado pela UE, busca essa abordagem, pois estuda como a natureza pode ser integrada aos espaços urbanos de forma a melhorar a saúde humana e ambiental.
Fonte: Archdaily
Acesse a matéria completa em: www.archdaily.com.br