Portal CREA-SP – Notícias – 14 de julho
Parabéns do Crea-SP
O dia 14 de julho foi escolhido como o Dia do Engenheiro de Aquicultura para lembrar a data em que, no ano de 2006, o curso de Engenharia de Aquicultura foi oficialmente reconhecido e autorizado pelo MEC, de acordo com publicação no Diário Oficial da União. De lá para cá o setor só fez evoluir, mas, com a leitura do relatório bianual “Estado Mundial da Pesca e Aquicultura”, publicado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), os engenheiros do setor podem perceber que suas responsabilidades profissionais aumentam a cada dia.
Em versões anteriores, o documento baseava-se principalmente na estatística pesqueira, mas hoje trata de assuntos que vão desde as mudanças climáticas até questões de gênero dentro do setor e segurança alimentar. A versão 2020 do relatório foca na sustentabilidade, assunto que, desde a Eco-92, tem chamado a atenção dos brasileiros quando se discutem novas formas de produção de alimentos dentro da ética da preservação ambiental.
Os ainda poucos engenheiros de aquicultura do Sistema Confea/Crea conhecem os desafios a serem vencidos em sua área de atuação: o Brasil deixou a posição de país com maior potencial para o desenvolvimento da pesca e aquicultura para ocupar, hoje, apenas a 13ª posição na produção de peixes em cativeiro e a 8ª na produção de peixes de água doce. O relatório da FAO aponta como soluções para o país: a retomada de um programa nacional de estatística pesqueira; maior investimento em pesquisa e tecnologia; estabelecimento de políticas para preservação da nossa biodiversidade; e, por fim, conscientizar a população da importância do pescado na economia, na saúde, na cultura e na vida Brasileira. Ao empenhar-se na luta pela implementação dessas soluções, o engenheiro de aquicultura vinculado a um Sistema que valoriza sua profissão está fazendo a diferença na sociedade, para orgulho do Crea-SP e de todos os brasileiros.
Parabéns, Engenheiros de Aquicultura!