Portal CREA-SP – Notícias – Presidente do Crea-SP participa de live da Uninove
Eng. Vinicius Marchese falou sobre Transformação Digital no Crea-SP
No dia 19 de janeiro o presidente do Crea-SP, Eng. Telecom., Vinicius Marchese, participou de live promovida pela Universidade Nove de Julho (Uninove), com apresentação da coordenadora do Programa de Inclusão Universitária Uninove (Priuni), Viviane Patrício Delgado. O principal tema abordado foi o processo de Transformação Digital pelo qual passa o Conselho. Logo no início, o presidente do Crea-SP lembrou que em 2020 as engenharias se mostraram fundamentais para a sustentação e desenvolvimento do país e a prova disso foi a alta performance nas áreas do Agronegócio, Telecomunicações, Construção Civil e Geociências, vitais para os tempos de pandemia.
Esse cenário inspirou a atual gestão do Crea-SP a inaugurar uma fase que posiciona o profissional no centro de uma transformação digital. “O que pretendemos com esse processo é conquistar a excelência na prestação de serviços às empresas e profissionais registrados, bem como explorar ao máximo as opções de relacionamento entre esse público e as instituições de ensino e entidades de classe” – disse o presidente do Crea-SP. O projeto de transformação proposto pelo Conselho se baseia em cinco pilares: gestão transparente e colaborativa; fiscalização digital; serviços ágeis e inteligentes; capacitação profissional; e conexão com empresas e governos.
Durante a live, o Eng. Vinicius Marcheses explicou que o Crea-SP busca transformar-se em uma plataforma em que todas essas iniciativas possam dialogar em torno de uma unidade e um ambiente propício ao bom atendimento da sociedade. “Nosso objetivo é ser referência no setor público. E, para isso, é necessário incentivar a transformação digital e a cultura de inovação, e cultivar um sentimento de desafios”.
O plano de transformação digital do Crea-SP consiste em: ampliar as atividades de fiscalização; implantar o conceito de compliance com técnicas que permitirão a integridade da administração pública; capacitar tecnicamente os funcionários; intensificar a comunicação institucional por meio de canais digitais e a representatividade do Conselho com o poder público.
Capacitação e futuro
Vinicius Marchese também destacou que todas as empresas ou instituições passarão por esse processo de evolução. “Os novos profissionais devem saber que encontrarão esse cenário no mercado de trabalho. Nós, do Crea-SP, queremos abordar essas possibilidades, identificando habilidades e capacitando o profissional para a realidade do futuro. O país precisa de profissionais eternamente insatisfeitos, que não se acomodem, que busquem por melhorias o tempo todo”.
Informações aos estudantes
Na última parte da live, o presidente do Crea-SP respondeu a várias perguntas de estudantes que acompanhavam a transmissão. Foram esclarecidas dúvidas sobre registro de recém-formados, futuro das profissões ligadas ao Conselho, mercado de trabalho e outras questões administrativas que regem o exercício profissional.
Produzido por CDI Comunicação
Supervisão: Departamento de Comunicação do Crea-SP / SUPGES