Conversa com Michel Habib
Gostaríamos de compartilhar um pouco mais sobre o workshop: bioarquitetura, ancestralidade inovadora, ministrado por Michel Habib no dia 17/04.
Tivemos a honra de contar com mais um profissional de grande gabarito nos visitando em nossa sede, disposto a nos passar um pouco de seu conhecimento. Aproveitamos para ter uma breve conversa com ele e vamos colocar aqui alguns trechos para vocês.
Começamos perguntando o que o levou a se aprofundar no tema da apresentação e a resposta foi a seguinte:
A primeira vez que lembro de me atentar para questões ecológicas foi no trabalho final de graduação da faculdade onde estava empolgado com as novas tecnologias de geração de energia solar, reaproveitamento de água da chuva e construções pré fabricadas visando eficiência energética e hídrica, além de ter uma visão crítica do meio urbano com questões de transito e segurança. Quando tive a oportunidade, depois de formado, fui trabalhar em uma propriedade rural que também funcionava como um canteiro escola e lá conheci a fundo as técnicas e princípios da bioarquitetura e bioconstrução.
Desde então sigo, sempre que possível, aplicando os conceitos da bioarquitetura nos meus projetos e obras!
– O que considera o ponto mais importante da palestra? O que é aquilo que você diria “se vocês entenderem “isso” do workshop, eu saio satisfeito”
A missão dessa noite era despertar o interesse e a curiosidade dos atuais e futuros profissionais, demonstrando com exemplos reais as possibilidades e ações concretas, reafirmando que é possível projetar e executar uma arquitetura boa, eficiente, com baixo impacto ambiental e enorme valor estético agregado.
Observar também que o movimento, apesar de antigo, ainda é insipiente e carente de mão de obra capacitada e empresas responsáveis, propondo um nicho a ser explorado.
– Nos fale um pouco, resumidamente, sobre seu currículo:
Michel Habib Ghattas é arquiteto graduado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e bioconstrutor formado pelo Instituto TIBÁ (Tecnologia Intuitiva e Bioarquitetura), hoje membro da rede TerraBrasil de pesquisa cientifica em construção com terra. Desenvolve projetos e coordena obras de bioarquitetura, além de atuar como transferidor do conhecimento teórico e prático em cursos, workshops, palestras e capacitação da mão de obra para estudantes e profissionais da área. Atualmente Sócio da ZHarquitetos e TIBÁ Arquitetura, segue envolvido em projetos e parcerias com universidades, institutos, etc.