Com tecnologia assistiva, Crea-SP amplia o acesso das pessoas com deficiência
Celebrados em 3 e 5 de dezembro, respectivamente, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional da Acessibilidade, são convites à reflexão sobre como construímos espaços acessíveis. As datas reforçam a importância de revisar práticas, ampliar diálogos e fortalecer políticas que garantam participação plena a todas as pessoas. Em um cenário onde a Engenharia molda não apenas estruturas, mas também oportunidades, a acessibilidade é atitude, responsabilidade coletiva e transformação contínua.
No Sistema Confea/Crea, esse movimento se traduz em iniciativas que combinam avanços estruturais e mudanças culturais. Por isso, o Crea-SP tem ampliado sua atenção em todos os âmbitos, desde o atendimento em Libras recém-implantado, que trouxe mais autonomia a pessoas surdas, à escolha dos espaços de eventos, das rotas de circulação, dos recursos digitais, bem como soluções inovadoras para melhorar o dia a dia de todos.
Presidente do Conselho, a engenheira Lígia Mackey reforça que a acessibilidade é parte indispensável da missão da instituição. “A área tecnológica existe para melhorar a vida das pessoas, e não há melhoria possível quando parte da sociedade permanece à margem. Investir em acessibilidade e tecnologia assistiva, revisar procedimentos e, acima de tudo, ouvir as necessidades de todos nos orienta na direção da equidade que cada vez mais buscamos consolidar”.
Clique aqui para acessar a matéria.
Fonte: CREA/SP




