CAU/BR e CAU/UF preparam mapa estratégico de fiscalização para fortalecer a atuação profissional
Grandes avanços estão sendo feitos para fortalecer a atuação dos arquitetos e urbanistas no Brasil. O CAU Brasil e os CAU/UF estão produzindo de forma conjunta o Mapa Estratégico de Fiscalização, uma iniciativa audaciosa que promete impulsionar a qualidade e o exercício profissional. “Vamos agregar as contribuições de todos. Queremos trazer avanços em relação ao que já foi feito no passado”, afirmou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh. “Os CAU/UF são quem promovem a fiscalização. Nossa missão no CAU Brasil é apoiar esse trabalho fornecendo suporte e recursos.”
O Mapa define objetivos estratégicos, ações prioritárias e metas a serem alcançadas; e também aborda questões relacionadas a recursos humanos, infraestrutura física, ferramentas tecnológicas e custos financeiros. É a primeira ação do Plano Nacional de Fiscalização definido pela Resolução CAU/BR Nº 198/2020, que regulamenta a fiscalização da Arquitetura e Urbanismo no país.
Segundo a coordenadora da Comissão de Exercício Profissional (CEP) do CAU Brasil, Patricia Luz (RN), essa resolução demandou uma mudança de processos no CAU. “Com esse desafio de melhorar a fiscalização, fomos buscar no corpo funcional de cada CAU/UF uma participação mais efetiva no amadurecimento e na aplicação do normativo”, afirmou.
A construção do Mapa Estratégico começou com uma primeira oficina realizada durante o II Encontro Nacional da Comissão de Exercício Profissional do CAU Brasil (CEP-CAU/BR), nos dias 29 e 30 de maio, em Natal (RN). Participaram mais de 80 conselheiros e fiscais ligados à fiscalização nos 27 CAU/UF.
Fonte: CAU/BR