Crea-SP e Inteli dão início ao FuturoLab
Em uma parceria inédita, o Crea-SP e o Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) deram início, na segunda-feira (04/08), ao primeiro módulo do FuturoLab, programa que marca um novo passo no fortalecimento do ecossistema de inovação do Sistema Confea/Crea. A iniciativa conecta estudantes a um desafio real proposto pelo Conselho: desenvolver um protótipo de solução para detecção de irregularidades na emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), com potencial de implementação pelo Sistema ao término do período de desenvolvimento.
Para viabilizar esse objetivo, os alunos contarão com uma base de estudo formada por um conjunto anonimizado de mais de 10 milhões de ARTs emitidas entre 2015 e 2025. Com o suporte de mentores do Inteli e colaboradores do Crea-SP, o desafio consiste em identificar padrões de inconformidades e soluções para prever o volume de ARTs por município e ainda o tipo de serviço.
A etapa de análise contará com o uso de ferramentas de inteligência artificial para identificar padrões de irregularidade e gerar diagnósticos qualificados, além de mais ágeis. Além disso, a solução integrará dados econômicos e sociais, como o PIB municipal e os investimentos em infraestrutura, com o objetivo de detectar distorções entre a atividade econômica e a emissão de documentos.
Clique aqui para acessar a matéria completa.
Fonte: CREA/SP