Crea-SP fiscaliza prédio em Praia Grande
O edifício Giovannina Sarane Galavoti, localizado no bairro Aviação, em Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo, foi evacuado às pressas durante o feriado de Carnaval (13/02), após apresentar danos estruturais em três pilares. Na quarta-feira (14/02), uma equipe de fiscalização do Crea-SP esteve no local para verificar as responsabilidades técnicas do empreendimento. O prédio, que tem 133 apartamentos, segue interditado totalmente pela Defesa Civil do município.
Por meio de notificação, o Conselho solicitou cópias das Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs) referentes ao projeto estrutural, projeto e execução da obra, bem como a relação dos profissionais e empresas contratados para os serviços de escoramento e estabilização da estrutura. O condomínio também foi notificado e precisará informar sobre possíveis obras que possam ter contribuído para o problema.
“Estivemos em contato com a Defesa Civil desde o início para contribuir com as apurações sobre o caso. Essa atuação em conjunto é fundamental para garantir a segurança da população”, detalhou o gerente regional do Crea-SP, Eng. Kledson Turra. Ele também explica que, agora, feitas as notificações, os responsáveis devem encaminhar os documentos para avaliação do Conselho, o que pode resultar em um processo administrativo.
Para a recuperação, será necessária uma intervenção e análise de todos os projetos estruturais, execuções e modificações que podem ter sido feitas após a entrega da obra. O Crea-SP seguirá acompanhando o caso, garantindo que todos os profissionais e empresas envolvidos na recuperação do edifício estejam habilitados para tal, reforçando a segurança de todos.
Fonte: CREA/SP