Crea-SP promove projeto piloto de descarbonização
Emergência climática, aquecimento global, eventos extremos. O desafio de mitigar os efeitos da crise climatológica mundial é de responsabilidade de todos e as soluções para isso podem ser encontradas na área tecnológica, a exemplo da ação promovida pelo Crea-SP, com o projeto piloto Carbono Neutro. Em conjunto aos inspetores e colaboradores da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) de Franca, e em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AERF) e Associação Florestal Vale do Rio Grande (AFVRG), o Conselho plantou 16 mudas de árvores na região.
O objetivo é sequestrar da atmosfera o volume de dióxido de carbono (CO2) emitido pelas equipes no deslocamento para as reuniões da Comissão Auxiliar de Inspetoria (CAF), que acontecem todos os meses na UGI. Foi realizado então um cálculo que levou em consideração a distância percorrida por cada um dos 27 membros da CAF, a partir de suas origens até o ponto de encontro, entre idas e voltas, e o tipo de combustível utilizado nos veículos.
Somados, os deslocamentos chegam a 506 quilômetros a gasolina e 900 km a etanol. Ao todo, esse consumo gera mais de 726 quilos de CO2 para as 11 reuniões feitas por ano. “Estamos executando um projeto que nasceu no início dos anos 2000 e que adaptamos à realidade da CAF”, explicou o Eng. Agr. Alexandre Barbin, chefe da UGI francana.
Clique aqui e acesse a matéria completa.
Fonte: CREA/SP