Sistema fortalece políticas públicas de arborização urbana
Representantes do Sistema Confea/Crea compõem as oficinas participativas do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) como parte da implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementada pela rede global Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), formada por mais de 2,5 mil gestões comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
O PlaNAU visa fortalecer a infraestrutura verde dos centros urbanos, mitigando os efeitos das mudanças climáticas, promovendo biodiversidade e desenvolvimento sustentável, e melhorando a qualidade de vida da população, de forma colaborativa. Entre os setores convidados a colaborar está o Sistema Confea/Crea, que passou a integrar as oficinas com representantes da área tecnológica. A primeira oficina aconteceu no dia 10 de junho, em Campinas (SP), com cerca de 200 participantes de mais de 70 municípios da região Sudeste. A mesma premissa se aplicará às demais regiões do Brasil.
A engenheira agrônoma Gisele Herbst Vazquez, coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) do Crea-SP, é uma das integrantes e destaca que a participação técnica é essencial para garantir a efetividade do Plano. “Somente os engenheiros agrônomos e os engenheiros florestais possuem conhecimentos técnicos em temas como de ciência do solo, botânica, sementes e mudas, fisiologia vegetal, fitossanidade, agrotóxicos, silvicultura, adubação e nutrição de plantas, imprescindíveis neste momento de planejamento do PlaNAU”, enfatiza.
Clique aqui para acessar a matéria completa.
Fonte: CREA/SP