DIA MUNDIAL DA ARQUITETURA: ARQUITETURA PARA COMUNIDADES RESILIENTES

Criado pela União Internacional de Arquitetos (UIA), em 1985, o Dia Mundial da Arquitetura é comemorado anualmente na primeira segunda-feira de outubro, paralelamente ao Dia Mundial do Habitat das Nações Unidas (ONU).

Neste ano a data será celebrada no dia 2 de outubro com o tema do Dia Mundial do Habitat de 2023 que será “Economias urbanas resilientes: as cidades como motores do crescimento e da recuperação”.

Dentro deste quadro temático, o Conselho da UIA escolheu o tema “Arquitetura para Comunidades Resilientes” para o Dia Mundial da Arquitetura deste ano. Com isso, a UIA procura dar especial ênfase à capacidade e responsabilidade da arquitetura para criar uma vida comunitária viável e abrir uma discussão internacional sobre a relação entre áreas urbanas e rurais em todos os países.

A temática vem de encontro com a proposta do CAU Brasil e da publicação E-Book do Projeto Amazônia 2040 que aponta perspectivas dos arquitetos e urbanistas brasileiros para fazer frente às mudanças climáticas em busca de um futuro sustentável.

A expansão urbana descontrolada em todo o mundo ameaça o equilíbrio ambiental, social e econômico do mundo. As crises climáticas, a pandemia e as questões políticas em muitos países revelaram desigualdades sociais, econômicas e ambientais que ameaçam as comunidades e afetaram desproporcionalmente os grupos pobres e marginalizados.

Fonte: CAU/BR

Para acessar a matéria completa clique aqui.

Related Posts

Leave A Reply