Engenharia Civil rompe barreiras geográficas com EUA

A Engenharia Civil é estratégica para o desenvolvimento dos países por estar diretamente ligada à infraestrutura que garante mais qualidade de vida aos cidadãos. Com grandes investimentos previstos com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Brasil precisa mais que nunca de profissionais capacitados. Um passo importante foi dado nesta segunda-feira (29/04), durante o 1º Seminário de Capacitação Internacional do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado no coworking da Sede Angélica do Crea-SP. Na ocasião, representantes da Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE) estreitaram laços com as lideranças e profissionais presentes.

Anfitriã do evento e presidente do Conselho paulista, a Eng. Lígia Mackey ressaltou como a capacitação melhora a qualidade dos profissionais e abre oportunidades de trabalho no Brasil e no exterior. Para ela, receber os norte-americanos é o começo do que pode ser feito para elevar a área no nosso país. “É um momento histórico e, para mim, que sou engenheira civil, também agrega muito”, afirmou.

Para o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, a aproximação com a associação americana, que é referência global, vai entregar mais valor para os profissionais do Sistema. “Tenho certeza que escreveremos uma nova história a partir de hoje”, comentou. “São organizações que têm atuações diferentes, mas que se complementam. Já conversamos, por exemplo, sobre iniciativas de capacitação que podem ser feitas em conjunto”, adiantou  Marchese.

Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), o Eng. Stenio de Coura Cuentro, que também prestigiou o seminário, falou da relevância desta aproximação para a área. “Nossos engenheiros querem aprender, mas também têm muito a ensinar”, disse. Ele destacou ainda que, do profissional recém-formado ao mais antigo, todos precisam de qualificação. “Estamos discutindo este assunto nas Câmaras neste momento porque sabemos que o mercado mudou”, informou.

Clique aqui para acessar a matéria completa.

Fonte: CREA-SPhttps://www.creasp.org.br

Related Posts

Leave A Reply