Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Visita do CREA-SP

No último ano uma de nossas associadas se candidatou ao processo, passou na seleção e participou do programa!

Pedimos a ela que nos contasse um pouco da experiência vivenciada, apontando como isso a ajudou a entender melhor o Conselho e se a visita influenciará sua vida profissional e segurança em nosso Conselho de classe. O relato da Thais foi o seguinte:

Me inscrevi para algumas das edições anteriores do estágio visita, e quando vi que abriram uma edição extra para dezembro, pensei: “Por que não tentar mais uma vez?”, e então fui selecionada.

Confesso que as expectativas eram altas, já que acompanhei a divulgação das etapas anteriores, e posso dizer com convicção que mesmo altas elas foram superadas, a estrutura é gigante, o nível de detalhe em todos os processos, desde as comunicações, a chegada no dia, cadastros e em cada atividade proposta, nas surpresas das ações e parceiros envolvidos.

O objetivo do programa em apresentar o conselho aos estudantes é sensacional, pois muitas vezes ainda que ao longe de 5 anos dentro de uma universidade, pouco se ouve falar sobre o conselho, o pré-conceito de que não precisamos do conselho ou que de fato ele não irá nos ajudar na jornada é muito forte.

Entender a atuação do conselho, as câmaras das engenharias, conhecer a plenária, simular análise de processos e ouvir sobre a entidade, sobre as associações regionais e a inovação, investimento e desenvolvimento das ações de fiscalização em todas as áreas é incrível, é praticamente uma formação teórica completa e expressa, do papel do profissional, do Conselho e dos aspectos legais e éticos que envolvem a profissão.

A oportunidade de passar por isso ao lado de outros estudantes do estado todo, de diferentes realidades de períodos distintos do curso, do primeiro ao último semestre ou mesmo dos recém-formados, isso explode a mente, como experiência pessoal me levou a observar pontos do estudo e da profissão que possivelmente eu sequer questionaria durante a minha formação.

Ouvimos lá algo muito marcante: “Se não ocuparmos os espaços que são nossos quem irá ocupá-los?”, como seres humanos, como futuros engenheiros, solucionadores de problemas e agentes de transformação social, não podemos, ou não deveríamos deixar de ocupar os espaços e participar, propor ações, nos informar e nos envolver. Ainda que jovens, somos capazes de muito. Seja em nossa comunidade, cidade, trabalho, família, universidade, conselhos regionais, estaduais, a nível nacional ou onde quer que a determinação, empenho e ética possa nos levar.

O programa realmente nos leva para dentro do CREA-SP, nos ouve e nos mostra possibilidades além do que imaginamos na correria de uma rotina que nos espreme entre trabalho, estudos e vida social, agradeço a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Atibaia, que divulgou o programa desde a sua primeira edição, e serei sempre grata ao CREA-SP pela promoção e excelência desse programa tão importante, que com toda a certeza nos recompensa muito mais em experiência do que eles possam ter programado.

Related Posts

Leave A Reply